hrt-internet.pt.md 29 KB


title: Como comprar hormonas na Internet e auto medicar-se x-toc-enable: true ...

Introdução

É possível comprar hormonas online. É perfeitamente legal na maioria dos países. Esta página tem o objetivo de dar instruções sobre como comprar e administrar o tratamento hormonal sem uma prescrição. Incluímos também informação sobre análises sanguíneas e endócrinologista.

Quando uma pessoa trans decide começar a tomar hormonas, esta pode confrontar-se com vários problemas (médicos que adiam o seu tratamento sem razão apropriada, longas listas de espera, etc). Isto pode causar sofrimento em algumas pessoas. Se você é uma dessas pessoas, então tratamento hormonal pode ser uma boa alternativa.

Nós não somos médicxs creditadxs. Você é responsável pela sua própria saúde e nós não aceitamos responsabilidade se você não fizer a sua pesquisa como deve ser antes de se auto medicar. Nós podemos fornecer conselho médico profissional. Auto medicação deve ser feita em último caso (por exemplo listas de espera longas ou médicos que adiam o seu tratamento indefinidamente)

Se fores uma criança e estiveres a viver no Reino, Unido, deves pelo menos auto medicar-te com bloqueadores de puberdade se for possível, idealmente hormonas opostas à que tens no teu corpo. Pede aos teus pais para ter uma consulta com GenderGP, uma clínica de género privada, que está na nossa lista de clínicas trans privadas. Esta clínica é conhecida por dar tratamento hormonal na íntegra a crianças. As listas de espera são curtas (as listas de espera do Serviço Nacional de Saúde duram literalmente anos e irás passar pela tua puberdade genética se apenas esperares anos pelo SNS, sem outra alternativa).

Se não se quiser auto medicar, especialmente se você for uma pessoa adulta, recomendamos tratamento privado se tiver o dinheiro para tal, em vez de se auto medicar. O tempo que você tem que esperar irá ser consideravelmente reduzido. Você também deve ir para uma lista de espera imediatamente, para ter uma consulta numa clínica de género, no SNS, se o seu país tiver um serviço de saúde financiado pelo Estado. Note que em alguns estados dos EUA, medicaid contempla tratamentos trans: veja se isto é verdade neste contexto, para si, no seu estado, se você não conseguir arranjar seguro de saúde decente.

Note que esta página apenas se refere a pessoas que foram designadas como masculinas à nascença. Nós não temos informação para homens trans, de momento e apreciamos qualquer ajuda vossa neste aspeto. Se puder entrar em contacto connosco, a nossa informação de contacto (chats IRC) está na página principal.

Nova Zelândia, Alemanha e outros {#nz}

A importação de hormonas na Nova Zelândia para uso pessoal é controlada pelo Estado, o que significa que você não irá poder auto medicar-se se estiver a viver nesse país. Você *pode* encomendar hormonas, mas tem que provar que tem uma receita médica.

Veja: http://www.customs.govt.nz/features/prohibited/imports/Pages/default.aspx (mais especificamente: Medicines Act 1981). Clique na secção que diz Prescription medicines.

Pode haver uma forma de se auto-medicar na Nova Zelândia ainda assim. Planos: investigar formas de o fazer

Residentes no Reino Unido devem fazer campanha para uma mudança de legislação, para que importar hormonas sem receita médica passe a ser permitido, e para que médicos gerais prescrevam hormonas baseando-se em consentimento informado, sem demoras.

O mesmo é verdade na Alemanha e em muitos outros países.

Pode ser possível importar hormonas, mesmo com restrições. Alfânddegas são menos eficientes, dependendo de one você estiver e podem nem sequer verificar a sua ecomenda. Importe provisões pequenas de cada vez, por exemplo quantidade suficiente para 1.5 meses, e certifique-se que importa a próxima provisão algumas semanas antes de de a sua provisão acabar. Você pode pedir ao seu fornecedor para embrulhar o conteúdo da forma mais discreta possível, antes de este ser enviado e para usarem uma descrição genérica no pacote. O website da QHI é bom a fazer isto mas o website inhousepharmacy também pode ser que seja.

Poland {#pl}

TODO: translate to Portuguese.

*Unauthorised sale of medicines on the territory of Poland is illegal (art. 124 of September 6th, 2001 pharmaceutical law act). It doesn't mean, however, that importing medication from abroad for personal use can lead to legal consequences (we're not 100% sure about this information, though).

If you decide to self-medicate in Poland, you can run into some other problems, however. Most doctors (especially ones associated with the public healthcare system) react reluctantly or even aggressively to patients who self-medicate. You can expect to be asked to stop your therapy for the duration of the "diagnostic" (gatekeeping) process, before you get your HRT medication prescribed.

A solution to this problem may be to take some medicines which do not have a significant impact on blood test results (e.g. bicalutamide or flutamide as a testosterone blocker).*

Portugal {#pt}

Em Portugal, é possível comprar estradiol em farmácias sem receita médica. Procure à sua volta.Nós não temos a certeza de que tipo ou marca são, mas esta pode ser uma forma legítima de arranjar estradiol sem uma receita médica em Portugal.

Espironolactona não está disponível em Portugal em farmácias. Você tem que obter uma receita médica ou que comprar na internet.

NOTE que nós investigamos sobre isto e a maior parte das farmácias em Portugal vende estradiol etinil que não é bioidêntico à hormona na natureza e tem efeitos secundários extremamente negativos como risco mais elevado de coagulação sanguínea.

Russia

TODO: translate:

*According to some people who we've spoken to, estradiol and spironolactone over the counter in Russia. Blood tests might be possible too.

We're not yet sure about prescribed HRT in Russia. It might be necessary to use DIY.

Testosterone is (we think) a controlled substance in Russia, so DIY on T might be a bit difficult. Not impossible, just difficult.*

Estados Unidos {#usa}

Nos EUA, dependendo da cidade ou estado em que estiver a viver, você pode conseguir obter uma receita médica rapidamente (dentro de um mês) a partir de um médico, em vez de ter que se auto medicar. Procure por uma clínica de consentimento informado na sua área.

Se você puder arranjar hormonas através de consentimento informado, nós recomendamos que o faça em vez de se auto medicar. O seu seguro irá cobrir quaisquer despesas, caso contrário, hormonas são bastante baratas sem seguro, dependendo do seu salário (é de facto mais barato do que se auto medicar em muitos casos).

Aqui pode ver uma lista de clínicas de consentimento informado se você souber de uma clínica que não conste desta lista, diga-nos!

Fornecedores

Você pode importar hormonas a partir dos seguintes websites. É legal importar hormonas em Portugal para o seu próprio consumo. Encomende não mais do que uma provisão de mais de 6 meses. Uma provisão de 3 meses seria ideal.

InhousePharmacy.vu:

InhousePharmacy é bastante conhecida e usada por pessoas trans quando estas se auto medicam. Já existe há alguns anos e os medicamentos que eles fornecem são verdadeiros.

A caixa que chegar irá dizer "farmacêuticos". Se vocẽ precisar de receber a encomenda de forma discreta, sem que ninguém (por exemplo os seus pais) saiba, então você deve usar uma caixa postal ou a casa de uma pessoa em que você confie (por exemplo, amigxs).

Comprimidos recomendados (para mulheres trans):

  • Spiractina 100mg (espironolactona)
  • Progynova 2mg (estradiol valerate)
  • prometrium 200mg (progesterona micronizada)

Quality Health Inc:

Este fornecedor envia para para Portugal (Inhouse não evia, da última vez que verificámos). Para outras pessoas ue não podem encomendar a partir de Inhouse, esta empresa também pode ser usada.

O pacote que chegar irá ser completamente livre de informação no seu exterior. Isto é bom se precisar de a receber discretamente (por exemplo, na casa dos seus pais).

PLANOS: adicionar mais fornecedores

Verifique se você é intersexo {#intersex}

Ignore as dosagem se você for uma pessoa intersexo. Você irá precisar de um tratamento especial, sob supervisão minuciosa de um médico.

Esta página tem informação sobbre o que ser intersexo significa: https://nonbinary.miraheze.org/wiki/Intersex

O sistema endócrino é um conjunto de glândulas que produzem hormonas que regulam o seu metabolismo e crescimento, funções de tecidos, funções sexuais, reprodução, sono e humor, entre outros.

Você pode ir a um endocrinologista. Isto é recomendado de qualquer forma, porque um endo pode-lhe dizer se tratamento hormonal é seguro para você e pode-lhe fazer análises ao sangue. Um endo pode verificar se você é uma pessoa intersexo: isto significa que você tem características masculinas e femininas. Ser-se intersexo pode ter um efeito no tipo de hormonas que são adequadas para si. Por exemplo, o seu médico pode pô-lx numa dose mais baixa de hormonas do que você teria que tomar se não fosse intersexo.

No Reino Unido, você pode ser referidx a um endo a partir de um médico geral. Se você já estiver a receber tratamento de uma clínica de género, eles também podem remetê-lx.

No Reino Unido, Dr. Leighton J Seal é um dos endocrinologistas mais bem conhecidos pela sua especialização em endocrinologia em pessoas trans, incluindo pessoas não-binárias e intersexo. No entanto, você poderá ter sorte se não viver perto de Londres (onde Seal opera). Se puder fazê-lo, nós recomendamos ter uma consulta com Dr. Seal.

Mulheres trans (MtF) {#women}

Você também deve certificar-se que marca uma consulta com um endocrinologista, caso o possa fazer (No Reino Unido, você necessita de ser remetidx a partir de um médico gearl).

Residentes no Reino Unido: vocês podem tentar arranjar ajuda a partir da CliniQ para análises ao sangue, etc, para se certificar de que está a tomar hormonas nas quantidades certas. Eles podem dar-lhe conselhos sobre o assunto. É uma clínica privada, mas também parte do Serviço Nacional de Saúde.

Você também deve testar a sua pressão sanguínea. Se sofre de baixa tensão, você não deve tomar espironolactona, por exemplo (use acetato de ciproterona, por exemplo, ou no caso de não conseguir encontrar ciproterona, tome finasterida e uma dose de estradiol mais alta). Se você sofrer de alta tensão, você deve resolver esse problema antes de começar a tomar hormonas.

Você vai ver informação sobre ter que perder peso antes de começar a tomar hormonas. Isto não é necessariamente verdade. É bom não se ser obesx, mas ainda assim pode começar a tomar hormonas.

Efeitos secundários de medicamentos:

WARNING: cypro causes depression symptoms. Use with care.

Veja também efeitos secundários de progesterona micronizada

Nem todos estes efeitos são graves. Tenha a atenção ao mais graves, como coagulação do sangue, etc. Se você começar a ter efeitos secundários graves, pare de tomar hormonas imediatamente e procure atenção médica. Este parágrafo não tem como objectivo assustá-lx de tomar hormonas. Você deve fazê-lo, se o quiser fazer. Mas você também estará a pôr a sua saúde nas suas próprias mãos, por isso necessita de estar ciente dos riscos.

PARE DE FUMAR antes de começar a tomar hormonas (cigarros eletrónicos / a vapor são aceitáveis). Fumar tabaco ou qualquer outra substância, incluindo erva aumenta o risco de coagulação, que é mais alta ao tomar estradiol por si só.

Um antiandrogénio bloueia testosterona. O mais como é espironolactona, mas acetato de ciproterona também é comum na Europa. Ambos são tóxicos em longo termo e têm efeitos secundários diferentes. Você deve investigar estes efeitos. Nós recomendamos usar espironolactiona, a não ser que não o poss fazer por algum motivo, nesse caso acetato de ciproterona irá funcionar. Inhouse e QHI ambos vendem espirolactiona em comprimidos de 100g e acetato de ciproterona em pastilhas de 50mg.

Espironolactona reduz a quantidade de sal no seu corpo, por isso você deve consumir mais sal na sua dieta e este também aumenta a quantidade de potássio no seu corpo, por isso você deve consumir menos potássio na sua dieta enquanto estiver a tomar este medicamento. Alguns comprimidos de espironolactona contêm lactose, por isso se você é intolerante à lactose você poderá que ter que tomar comprimidos de lactase.

Não temos a certeza se a quantidade de lactose é suficente para justificar tomar comprimidos de lactase

Acetato de ciproterona reduz o seu ferro e a sua vitamina B12, por isso você poderá ter que tomar suplementos para controlar estes níveis enquanto estiver a tomar este medicamento. Ciproterona é uma alternativa à espironolactiona, que alguns médicos receitam na Europa (nos EUA, ciproterona é uma substâcia controlada e não receitada por médicos). Evite álcool o máximo que puder equanto estiver a tomar ciproterona, porque você pode ficar de ressaca com quantidades muito mais baixas.

Use apenas estradiol bioidêntico. Pode ser ou estradiol valerate (progynova 2mg), ou hemi-hidrato de estradiol (estrogem 2mg).

Se você já tiver tido uma vaginoplastia ou orquiectomia (cirurgia genital), então não precisa de tomar espironolactona, acetato de ciproterona ou qualquer tipo de antiandrogénio, pois p seu corpo não produz mais testosterona (pois os seus testículos terão sido removidos)

Facto interessante: depois de se submeterem a cirurgia genital, algumas mulheres trans passam a ter níveis de testosterona demasiado baixos. Mulheres cis possuem testosterona, mas em quantidades muito baixas, Algumas mulheres têm mesmo que tomar testosterona (do mesmo tipo que homens trans tomam), mas em doses muito muito baixas, para ajustar a sua testosterona a níveis considerados habituais para mulheres. Esta página documenta alguns simtomas de testosterona baixa em mulheres (isto aplica-se a mulheres cis e mulheres trans, após cirurgia genital). Análises ao seu sangue irão mostrar se os seus níveis de testosterona estão muito baixos (a maioria das mulheres têm testosterona entre os 0.5 a 1.5 nmol/l)

Diidrotestosterona (referido como DTT a partir deste momento) é a substância que causa queda de cabelo em homens, ou mulheres trans que esperaram demasiado antes de começar a tomar hormonas. Queda de cabelo pode ser revertida ao tomar finasterida, substância que bloqueia DTT. Você pode obter comprimidos de 5mg de finasterida nos websites Inhouse ou QHI (use um cortador de pastilhas para os partir em bocados de 2.5mg, que você deve tomar a cada 12 horas). Médicos normalmente receitam entre 1 a 6mg de finasterida. Se você não tiver tido muita queda de cabelo até agora, então não necessita de finasterida. Finasterida pode evitar queda de cabelo e em alguns casos pode fazer com que cabelos que já cairam sejam recuperados e cresçam de novo.

NOTE que adesivos hormonais contêm estradiol etinil, o que não é ideal. Este não é biologicamente idêntico a estradiol verdadeiro, mas sim uma versão sintética, que é mais potente. O risco de coagulação é mais alto quando toma este medicamento oralmente. Substitui dietilstilbestrol, que é conhecido por ser carcinógeno. Nós recomendamos usar a marca Estradot de adesivos (tanto 25, 50 ou 100micro mg) porque usa a substância hemi-hidrato de estradiol, que é superior*.

A maior parte dos médicos decentes irão começar pô-lx a tomar 100mg de espironolactona ou 4mg de estradiol via oral (ou geles de 1mg/2mg ou adesivos de 50microg/100 microg) diariamente. Comece nessa dose primeiro (dose baixa é recomendada, quando começar a tomar hormonas). (em Portugal, apenas acetato de ciproterona é receitado)

Você poderá necessitar de um cortador de pastilhas, dependendo da dose que tomar e como distribui essa dose ao longo do dia. Espalhe a sua dose de espironolactona em 2 doses diárias (a cada 12 horas), para que, por exemplo a sua dose de 100mg diários de espironolactiona seja dividida em 50mg a cada 12 horas. Divida a dose de estradiol em duas doses diárias (geles) ou 2-3 doses diárias.

Você não precisa de se preocupar em dividir a sua dose se estiver a usar adesivos ao longo do dia, pois estes atuam constantemente, até você ter que substitui-los.

Você deve usar espironolactona e estradiol, normalmente. Se não puder tomar espironolactona por razões de saúde, você deve experimentar ciproterona (50mg diáriamete - algumas mulheres trans tomam 100 ou 150mg). A maior parte dos médicos irão pô-lx a tomar 50mg se receitarem acetato de ciproterona.

Se não puder ou quiser tomar um antiandrogénio (espiroronolactona, ciproterona, GnRH), você pode tomar estradiol por si só, que irá bloquear a sua testosterona, mas isto significa que você terá que o tomar a uma dose mais alta que o costume. Finasterida é um antiandrogénio fraco.

Na nossa opinião, injeções de GnRH são os melhores bloqueadores de Testosterona. Se você conseguir obter GnRH com o seu médico, ótimo. Senão, use espironolactona ou acetato de ciproterona.

Assim que chegar a um nível decente de estradiol/testosterona nas suas análises sanguíneas (testosterona abaixo de 1 nanomole/l, estrogénio a 500 picomoles/l), você deve considerar tomar 100mg diários de progesterona micronizada (garanta que esta é bioidêntica e não contém etinilestradiol, pois alguns medicamentos podem conter essa substância) durante os primeiros 14 dias do mês, e metade da sua dose habitual de estradiol, e depois parar de tomar progesterona o resto mês e tomar a sua dose habitual de estradiol na sua íntegra. Repita esta rotina todos os meses. Isto pode aumentar o crescimento dos seus seios e simular os efeitos psicológicos de períodos pelos quais mulheres cis passam.

Estradiol oral pode aumentar o índice de IGF-1, de acordo com algumas pessoas com quem nós falámos, o que pode também promover crescimento mamário, Estradiol valerate/hemi hidrato de estradiol são, portanto, interessantes de ter em conta, em vez de os tomar sublingualmente. NOTE que não há muita investigação feita sobre administração sublingual e nem todos os medicamentos são feitos para serem usados desta forma. Nós recomendamos tomar estas substâncias oralmente, senão use adesivos ou geles. Nós não recomendamos o método sublingual para ingerir medicamentos. A maior parte dos médicos também não receitam estradiol sublingual.

Adesivos: se não quiser tomar estradiol oral, então pode usar adesivos. Nós recomendamos Estradot 100. Estes contêm 100microg de hemi hidrato de estradiol, equivalente a 2.5mg de estradiol oral diário. Você deve aplicar o adesivo durante 3 dias (você pode tomar banho, nadar, etc) e substitui-lo no fim desses 3 dias.

Você pode ficar com marcas à volta do adesivo na sua pele, mas estes são resíduos que permanecem do adesivo. Você pode simplesmente lavar o seu corpo para remover essas marcas. Use-os na parte inferior do seu abdómen, em volta das suas ancas em cada lado do seu corpo.

Geles: nós não temos informação sobre estradiol aplicado a partir de geles. Nós recomendamos via oral ou adesivos.

Qualquer que seja a sua dose diária, você deve dividir essa dose em 2 doses diferentes a cada 12 horas, ou 3 doses a cada 8 horas. 3 doses ao dia é a melhor opção, mas 2 é mais conveniente para a maioria das pessoas.

Estrogénio por si só, em quantidades suficientemente altas, pode bloquear testosterona. No passado, mulheres trans recebiam apenas estrogénio, devido ao facto de antiandrogénio não existirem na maior parte de saúde trans.

2 meses depois de começar a tomar o seu tratamnento hormonal, teste os seus níveis de estradiol e testosterona numa análise sanguínea. Os níveis de hormonas para mulheres estão entre os 0.4 e os 1.5nanomoles/l de testosterona e entre os 400 e 500 picomoles/l de estradiol (algumas mulheres estão entre os 500-600). Os seus seios irão começar a crescer e a sua face vai começar a sofrer alterações, assim como o resto do seu corpo. Se a sua testosterona estiver muito alta *e* o seu estradiol mito baixo, tente aumentar a sua dose de estradiol um pouco - por exemplo entre 4mg e 6mg

  • e verifique os seus níveis outra vez depois de 2 meses. Note que o estradiol extra irá também diminuir a sua testosterona um pouco. Se a sua testosterona ainda estiver demasiado alta nas suas análises, tente aumentar a sua dose de espironolactona
  • por exemplo entre 100mg e 150mg- e tente o processo de novo. Se você estiver a tomar hormonas enquanto recebe análises ao sangue, então certifique-se que antes de cada análise vocªe toma a sua dose 1 hora antes, assumindo que já passaram 12 horas desde a sua última dose, para que possa saber quais são os níveis no seu sange no seu auge.

Nós não nos responsabilizamos por qualquer dano que você possa trazer a si mesmx. Auto medicação é geralmente segura para a maioria das pessoas (e a maior parte das mulheres trans fazem-no, ou já o consideraram fazer, nos primeiros dias da sua transição). Se você possuir níveis anormais nas suas análises ao sangue (o seu médico irá informá-lx se este for o caso) antes de comçar as hormonas, então peça para falar com um endocrinologsita se o puder fazer (alguns endos privados existem, se não puder usar o SNS) e peça luz verde para começar hormonas. Eles estão lá para ajudar. Alguns tumores (como prolactinomas) podem ser sensíveis a estradiol; as suas análises sanguíneas podem dar-lhe sinais (a sua prolactina pode estar muito mais alta que o normal, por exemplo 3x mais alta, embora também hajam outros motivos para esta ocorrência) e um exame de ressonância magnética pode ser usado para detetar o tumor. Você pode tomar um Antagonista da dopamina, que médicos irão receitar, para tratar o seu prolactinoma. Se funcionar, os seus níveis de prolactina poderão descer para níveis normais em 1 mês. Os antagonistas suprimem o prolactinoma e fazem com que estradiol seja seguro em muitos casos. O seu médico irá começar por receitar uma dose muito baixa de estradiol, enquanto os antagonistas surtem efeito, e depois irá analisar a sua situação mais tarde. Se o prolactinoma tiver sido suprimido o suficiente, o seu médico irá aumentar a sua dose. NÃO SE AUTO MEDIQUE *DE TODO* SE TIVER UM PROLACTINOMA. USE UM ENDOCRINOLOGISTA, FAÇA ANÁLISES SANGUÍNEAS FREQUENTEMENTE E APENAS TOME TRATAMENTO HORMONAL RECEITADO POR UM MÉDICO, SOB SUPERVISÃO RIGOROSA DO SEU REGIME.

Auto medicação é sempre arriscada, mas nós também entendemos que disforia também é perigosa e que adiar tratamento hormonal pode ser fatal para algumas pessoas.

Este website(que não é gerido pelo Transit) também tem alguma informação útil sobre tratamento hormonal em mulheres trans. Note que alguma da informação presente nesse website é altamente experimental.

Análises ao Sangue Habituais:

Obtenha análises ao sangue antes de começar o seu tratamento hormonal! Vá ao seu médico geral e peça a seguinte lista de análises ( veja os termos em inglês aqui):

  • ureia e eletrólitos
  • estrutura óssea
  • análises à tiróide
  • Proteína C reativa
  • ferritina
  • hemograma
  • hemograma básico
  • glicemia aleatória
  • FSH
  • funcionamento do fígado
  • estradiol
  • testosterona
  • fator reumatóide
  • SHBG
  • colesterol HDL
  • TFT1: suspeita de doença na tiróide
  • ácido úrico
  • lípidos
  • LH (hormona luteinizante)
  • prolactina
  • cortisol
  • dihidrotestosterona (DHT)

Marque um consulta com o seu médico geral e peça por um formulário de autorização. Depois, encontre um hospital na sua área para lhe tirarem sangue. Esse hospital irá estar na lista de clínicas que o seu médico geral lhe der. Depois da colheita de sangue você pode ir buscar os seus resultados uma semana mais tarde. Se o seu médico geral se recusar a autorizar uma análise ao sangue, tente falar com outro médico.

De 3 em 3 meses depois de fazer a primeira análise ao sangue, peça a seguinte lista de análises:

  • funcionamento do fígado
  • testosterona
  • estradiol
  • potássio (se estiver a tomar espironolactona)
  • vitamina B12 (se estiver a tomar acetato de ciproterona)
  • Ferro (se estiver a tomar acetato de ciproterona)

Se estiver a tomar progesterona, então também deve pedir análises a progesterona, durante o seu ciclo de 14 dias. Os seus níveis não devem ser mais altos que 40nanomoles/l

Homens trans (FTM) {#men}

Homens trans tomam testosterona (esteróides). Esta substância é controlada no Reino Unido e não é possível comprar legalmente sem prescrição médica, ao contrário das hormonas para mulheres trans.

PLANOS: incluir dosagens nesta secção, como guia geral.

Informação sobre hormonas para homens trans, com dosagens http://www.ftmguide.org/ttypes.html

Este website (que não é gerido pelo Transit) tem alguma informação sobre hormonas para homens trans.

Pessoas não-binárias {#nonbinary}

Esta página tem informação sobre pessoas não binárias: https://madgenderscience.miraheze.org/wiki/Non-binary_hormone_therapy_guide

  • esta página não é gerida pelo Transit. Infelizmente não temos muita informação para pessoas não binárias.

É difícil recomendar o quer que seja a pessoas não binárias, porque não são binárias. Há muita mais variação em pessoas não binárias e muitas destas pessoas têm tanto características femininas como masculinas (mas também podem não ter quaisquer aspectos em comum com os géneros binários.

Se você tiver sido desginadx como homem à nascença, qualquer dose que tomar de hormonas (se as quiser) irá causar crescimento nos seus seios. Se você tiver disforia em relação em relação a seios (pode não saber antes de começar o tratamento hormonal) ou se começar a ter disforia em relação a seios, pare de tomar hormonas imediatamente. Nós já tivemos experiência com pessoas que achavam que eram mulheres trans, mas depois decidiram que era não binárias porque, embora quisessem tornar-se mais femininas, crescimento de seios fê-las começar a sentir disforia, por isso tiveram que parar de tomar hormonas. Feminização sem aumento de seios é possível, se se submeter a cirurgia (remoção de seios) depois de alguns anos a tomar hormonas, quando os seus seios estabilizarem. Você pode usar um binder (tecido para esconder os seios). Por outro lado, algumas pessoas não binárias gostam de ter seios. It may also be possible to take a partial estrogen blocker (SERM) (e.g. Raloxifene) along with HRT, to suppress breast growth.

TODO: Update the Portugese translation. TODO: Research more about SERMs, their proper dosing and effects they cause.

Se você tiver sido designadx como mulher à nascença, tomar testosterona irá masculinizá-lx. Se quiser masculinizar um pouco (numa dose baixa de testosterona), mas não quer ter crescimento de pêlos, está com azar, pois pode ter que se submeter a depilação a laser mais tarde. Se quiser uma voz andrógina e a testosterona masculinizar a sua voz demasiado, note que ainda pode usar o mesmo tipo de treino de voz que mulheres trans usam, para recuperar a voz com a qual você se sente confortável. Tomar testosterona significa que a sua voz irá ficar mais grave ao longo do tempo, mas é possível ultrapassar isso.

Pessoas Intersexo: Planos: escrever sobre pessoas intersexo. (isto não tem nada a ver com identidades não binárias necessariamente, mas pessoas intersexo necessitam de tratamento hormonal diferente, se o quiserem fazer).

Algumas pessoas não binárias designadas homens à nascença, tomam espironolactoa sem estrogénio, ou com ma dose de estrogénio baixa (por exemplo 0.5mg) porque não querem ter demasiada quantidade de testosterona ou estrogénio no seu corpo, ou tomam terapia hormonal na íntegra, embora hajam consequências que essa pessoa não quer. Se forem designadas como mulheres à nascença, podem simplesmente tomar um anti estrogénio (por exemplo tamoxifeno).

Estas são apenas ideias com alguns conselhos. Nós não assumimos característica de uma pessoa e reconhecemos que pessoas não binárias têm mais variação entre elas que pessoas binárias. Você terá que se decidir por si mesmx. Transição é mais difícil para pessoas não binárias que pessoas binárias.

Ligações externas

https://madgenderscience.miraheze.org/wiki/Main_Page também tem informação sobre auto medicação.