history.pt.md 3.4 KB


title: História x-toc-enable: true ...

Ao contrário do que algumas pessoas possam acreditam, pessoas trans sempre existiram ao longo da história. Nós somos um grupo de pessoas pouco representado e fomos ignoradxs no decorrer da história.

No entanto, pessoas trans foram documentadas de uma forma ou outra, na maior parte das culturas ao longo da história.

História em geral

A Wikipédia tem uma página breve que documenta a história trans de vários países na Terra: https://en.wikipedia.org/wiki/LGBT_history

Iraque (antes denominado Mesopotâmia)

A Wikipédia tem um artigo bom que documenta história trans no Iraque: https://en.wikipedia.org/wiki/LGBT_history_in_Iraq

O Iraque sempre foi um sítio horrível para pessoas trans E LGBT em geral viverem. Há relatórios de que o governo chama grupos paramilitares para matar pessoas trans.

Irão

A Wikipédia tem um bom artigo sobre o Irão: https://en.wikipedia.org/wiki/Transsexuality_in_Iran (aviso: este artigo usa termos ultrapassados em inglês)

O Irão tem sido historicamente muito muito mau para pessoas trans, mas efetuam mais cirurgias do que outros países (ficam em segundo, sendo que a Tailândia fica em primeiro lugar) e deixam pessoas fazer a transição.

No entanto, pessoas trans são forçadas a submeter-se a cirurgias e o Irão não reconhece pessoas não-binárias de todo. O Irão possui leis homofóbicas, o que significa que pessoas gays/lésbicas/bi, são presas, espancadas ou mortas. O governo do Irão apenas considera pessoas trans heterossexuais, pois ser-se gay ainda é ilegal no país.

A cultura do Irão é e sempre tem sido muito hostil em relação a pessoas trans.

Terceiro Reich (Alemanha Nazi)

Pessoas trans foram tratadas horrivelmente sob o governo Nazi na Alemanha nas décadas de 1930 e 1940. Este artigo relata esse facto: https://veryfemmeandantifascist.tumblr.com/post/103245249690/treatment-of-trans-people-during-the-holocaust

Pouco antes da década de 1930, o Dr Magnus Hirschfeld estava a realizar experiências em relação a cirurgias para pessoas trans (na Alemanha) e abriu uma das primeiras clínicas para ajudar pessoas trans a ultrapassar disforia de género, aliás até prescreviam hormonas.

Depois de os Nazis entrarem no poder na década de 1930, os escritórios de Magnus foram invadidos e destruídos. Pessoas trans, tal como o resto da comunidade LGBT foram torturadxs, mortxs e presxs por Nazis.

Nós estamos a ver o começo destes mesmos momentos da história em tempos modernos. Ao ser eleito nos EUA, Donald Trump põe pessoas trans em risco de passarem pelo mesmo tratamento. A filosofia e políticas que Trump apoia são extremamente nacionalistas, fascistas e ele usou retórica semelhante a Adolf Hitler durante a sua campanha de eleição em 2016; ele descreveu Muçulmanxs e Mexicanxs como criminosxs e deste que se tornou presidente ele já começou a implementar leis que discriminam contra estes grupos sociais - incluindo a comunidade LGBT. O seu vice-presidente acredita em terapia de conversão e várias pessoas do seu partido são membrxs de organizações mediáticas Nazi.

Obviamente, toda a gente chama nazis "alt-right" ultimamente. Nós no transit ainda chamamos a estas pessoas Nazis. Fascismo sempre foi hostil contra pessoas LGBT e pessoas trans em específico. A luta contra o fascismo ainda é bem real hoje em dia.