contrib.pt.md 5.7 KB


title: Informação sobre como enviar patches para serem analisados x-toc-enable: true ...

Descarregue o website do TransChat do repositório Git, usando o seguinte comando:

git clone https://notabug.org/transchat/trans.chat.git

Git é um sistema de controlo de versões, utilizado para hospedar o site com o fim de coordenar o desenvolvimento do mesmo. Pode descarregar e trabalhar no website inteiro, usando Git.

O Software Git está disponível em Windows, MacOS, Gnu+Linux, BSD e noutras plataformas. Nós recomendamos vivamente que utilize Gnu+Linux ou BDS, mas Windows ou MacOS também funcionam. Procure no Google informação básica sobre como usar o Git.

Algumas das instruções nesta página assumem que você usa Gun-Linux ou BSD, por isso você irá ter que adaptar de acordo, se usar outro sistema. Todxs xs administradorxs que mantêm o website usam Gnu+Linx.

Você pode submeter os seus patches através de pull requests no Notabug ou ao

Editar o website e documentação, tal como se tratasse de um wiki

O website e respetiva documentação encontram-se dentro do diretório www no repositório Git, escrito em Pandoc com certos aspetos de Markdown. O website é gerado em HTML estático através de Pandoc com os seguintes scripts em cada diretório:

  • index.sh: gera o feed de notícias (na secção de notícias do webisite)
  • publish.sh: converte um ficheiro .md num ficheiro .html
  • Makefile: usando chamadas aos ficheiro index.sh e publish.sh, compila o website inteiro do TransChat

Use qualquer editor de texto (por exemplo Vim, Emacs, Nano, Gedit) para editar os ficheiros, fazer commits e enviar patches.

Como alternativa, pode instalar um web server (por exemplo lighttpd, nginx) localmente e definir o documento root como o diretório www no seu repositório Git local. Com esta configuração, você pode gerar a sua versão local do website e vê-la ao escrever localhost na barra de URL do seu browser.

Privacidade dxs contribuidorxs (você não tem que revelar o seu nome ou identidade!)

As contribuições que você faz são registadas publicamente, num repositório Git ao qual toda a gente tem acesso. Isto inclui o nome e endereço da pessoa que contribui.

Você não necessita de usar informação sobre si no Git, como o seu nome e endereço de email. Você pode usar o nome "TransChat Contributor" e o seu email pode ser "contributor@transchat.org.uk". Você é permitidx a fazê-lo se desejar manter a sua privacidade.

Obviamente que você pode escolher qualquer nome que você queira.

Em termos legais. qualquer copyright é automaticamente aplicado segundo a Convenção da União de Berna, independentemente do nome que você usar ou mesmo independentemente de você declarar copyright ou não (embora nós pedimos que certas licenças sejam utilizadas - leia mais sobre este assunto mais à frente nesta página).

Se você utilizar um nome e um endereço de email diferentes em cada commit/patch que você fizer, então você deverá manter-se suficientemente anónimx.

Diretrizes gerais para submeter patches

Nós pedimos que todos os patches sejam submetidos isentos de copyright> https://www.gnu.org/licenses/license-list.html.

  • No que toca a documentação, nós pedimos que use uma ou uma versão acima

  • No que toca a documentação, é obrigatório usar a GNU Free Documentation License v1.3

  • Recomendamos vivamente que use uma GNU General Public License v3 quando estiver a contribuir com código (por exemplo a trabalhar no gerador estático do website que este usa) Se não concordar em usar uma destas licensas a sua contribuição será rejeitada.

Declare sempre uma licença no seu trabalho! Ao não declarar uma licença isso significa que as leis de copyright padrão serão aplicadas, que são restritivas, o que significa que o seu trabalho não será isento de copyright.

Diretrizes para verificação de código programático

Qualquer membro do público pode submeter um patch.

O seu patch irá ser analisado para garantir a sua qualidade e integrado se for aceite.

Como fazer download do TransChat a partir do repositório Git

No seu terminal:

git clone https://notabug.org/transchat/trans.chat.git

Um diretório chamado transchat será criado com o TransChat dentro dele.

Como submeter os seus patches (via pull requests)

Faça uma conta em https://notabug.org/ e vá à seguinte página (depois de ter feito log in) https://notabug.org/transchat/trans.chat. Clique Fork e você irá receber um repositório do TransChat na sua conta. Faça uma cópia do seu repositório, faça as alterações que tem a fazer e depois introduza essas alterações ao seu repositório, na sua conta NotABug.

Vá à página https://notabug.org/transchat/trans.chat/pulls e clique em Novo Pull Request.

Você pode submeter os seus patches nesta página. Alternativamente, você pode fazer login ao canal de IRC do TransChat e chamar a atenção dos utilizadores presentes para patches que você quer que sejam analisados.

Assim que você tenha feito um Pull Request, xs responsáveis pelo bom funcionamento do TransChat irão ser notificadxs via email. Se você não receber uma resposta suficientemente rápida a partir do projecto, então você pode notificar o projecto através do canal #transchat no Libera.