about.pt.md 3.8 KB

% Sobre nós

Nós aceitamos na nossa comunidade todxs vocês que, acima de tudo, se estão a questionar em relação à sua identidade de género (basicamente, se são trans ou não) e que estão num processo de introspeção em relação às vossas experiências no passado e esperamos ajudar-vxs nesse processo. Isto também inclui pessoas trans que estão no processo de transição que se arrependem ou descobrem que descobrem que têm uma identidade de género diferente (por exemplo uma mulher trans or homem trans que descobre que é, na verdade, uma pessoa não binária e vice versa).

Nós também aceitamos família (pais, parceirxs, filhxs, etc) e amigxs de pessoas trans, no caso de terem questões ou que estejam interessadxs em perceber o seu familiar ou amigx trans. Mais informação disponível mais à frente no website.

Nós também reconhecemos que nem todas as pessoas trans têm disforia de género; algumas têm euforia de género. Nós aceitamos essas pessoas na nossa comunidade. Também aceitamos pessoas trans que não querem fazer o processo de transição por qualquer motivo, ou aquelas que só querem algumas partes (por exemplo hormonas sem cirurgia ou vice versa). Nós reconhecemos que o mundo não é binário de todo.

Ao contrário de tantos outros websites e comunidades online, nós somos a favor de auto medicação. É comum pessoas trans esperarem anos no serviço de saúde para obterem o tratamento que necessitam, e que não podem pagar por tratamento no serviço privado (que, ainda assim, é lento e impeditivo). *O website vai incluir informação sobre como obter hormonas, como ingerir de forma segura em doses seguras para a saúde, erros comuns a evitar, assim como mencionar riscos e como mitigá-los e certos aspectos a ter em conta.

Nós acreditamos em consentimento informado, que deve ser fornecido pelo SNS e um dos objectivos do Transit é fazer campanhas em actividades ativistas para obrigar o governo e fornecedores de serviços de saúde a acabar com a espera não justificada e obrigatória para obter o tratamento necessário (vulgarmente conhecido como "gatekeeping"), que, em muitos casos previne pessoas trans de poderem obter esses mesmo tratamentos, devido a custos em viagens e outros factores. Nós acreditamos que se uma pessoa tem as análises ao sangue e a autorização de um(a) endocrinologista face os resultado das análises, então essa pessoa deverá poder começar o tratamento que necessita quando quiser. Em muitos países este não é caso (demora alguns anos, especialmente através do SNS).

Nós também acreditamos que crianças devem poder fazer a transição. Isto incului bloqueadores de hormonas para prevenir a sua puberdade genética. Nós acreditamos que qualquer criança (independentemente da sua idade) deve poder-se submeter a cirurgias. De momento, menores não podem obter cirurgias. De momento, ninguém é permitido começar o tratamento hormonal antes dos 18 anos. Nós acreditamos que o tratamento hormonal completo deve ser dado a crianças que estão nos anos de puberdade, mesmo antes dos 16 anos. *Nós achamos que prevenir crianças de poderem fazer a transição é eticamente repugnante. Crianças não devem ser forçadas a sofrer disforia de género, ao contrário do que acontece atualmente.

Nós acreditamos que qualquer pessoas deve poder alterar o seu certificado de nascimento com um simples formulário, sem demoras. Este não é o caso na maior parte dos países.

Em geral, nós queremos fazer campanhas para aumentar o conhecimento público de assuntos trans, e criar uma cultura em que pessoas trans são aceites pela sociedade em geral, e têm os mesmos direitos comparadas a pessoas cis (não trans). Este não é o caso na maior parte dos países.

Pessoas de todo o mundo são livres de se integrarem na nossa comunidade.