loneliness.pt.md 2.0 KB

% Solidão

Quando você se sente só, torna-se cada vez mais difícil fazer novos amigxs e criar relações. Há várias formas de combater solidão:

  • Saia de casa. Não fique em casa à frente do seu computador todo o dia. Vá lá fora e faça algo. Pode ser um hobby (você pode formar novos hobbies). Vá algures onde houver outras pessoas e tente interagir com elas. É mais fácil se você encontrar pessoas com a mesma mentalidade que partilhem hobbies, interesses que vocªe tiver, por exemplo num clbe ou grupo para algo que você quer fazer.
  • Faça desporto. Mesmo que não tenha jeito, pode ajudar. Há muitos desportos que você pode fazer, por exemplo karaté (ou outra arte marcial) como treino/prática, onde você interage com pessoas e forma amizades dessa forma.
  • Fale com pessoas na internet. Quando estiver em casa, se não tiver ninguém perto e ninguém que você possa ver, encontre uma comunidade na internet relacionada com algo que você tenha interesse. Você também pode formar a sua própria comunidade para qualquer tópico ou projeto, se tiver interesse/aptidão para isso (independentemente do que isso for).
  • Arranje um animal de estimação. Animais de estimação (principalmente cães) podem ser fantásticos para combater solidão e a maior parte dos cães irão amá-lx incondicionalmente.
  • Veja muita TV. TV (ou qualquer outra forma de entretenimento em direto) pode ser útil como distração e há pessoas na TV que você poderá ter algo em comum. Isto é útil durante os momentos em que lhe for impossível ver quem quer que seja. Você também pode ver filmes etc, para o mesmo efeito.
  • Leia um livro. Ler pode ser muito bom para combater solidão, e ler é gratuito na maior parte dos países (através de bibliotecas públicas)
  • Basicamente faça o quer que seja para aumentar o seu contacto com outrxs humanxs.

http://www.mind.org.uk/information-support/tips-for-everyday-living/loneliness/

http://www.webofloneliness.com/