hair-removal.pt.md 8.2 KB

% Depilação a laser

Você não necessita de estar a tomar hormonas para começar depilação a laser. Pêlos cujos folíticos foram destruídos como deve ser não crescem mais. No entanto, tendo em conta que as suas hormonas são o que estimulam novo crescimento de pêlos e toda a gente é afetada por hormonas você poderá ter que fazer sessões de manutenção mais tarde ou mais cedo. O número de sessões que você precisar vai depender dos seus níveis hormonais.

Quando procurar por um sítio que faça sessões de laser, é essencial que você faça uma pesquisa primeiro. Garanta que está a ser tratadx com um laser genuíno e não uma máquina de luz pulsada. Luz pulsada é uma técnica antiga, relativamente ineficaz a longo prazo e muito mais dolorosa. Infelizmente, muitos locais fazem publicidade às suas máquinas como sendo laser quando estas são de luz pulsada, por isso tenha atenção - não existem máquinas laser de luz pulsada e quando alguém lhe disser tal coisa, essa pessoa está-se a referir a luz pulsada. Máquinas a Laser não são todas criadas da mesma forma e podem tanto ser muito baratas como muito caras. Insistimos mais uma vez que faça a sua pesquisa sobre o tipo de máquina utilizado, pois este facto vai ter impacto no resultado do seu tratamento assim como o seu nível de conforto durante o seu tratamento.

A tecnologia mais recente consegue tratar todos os pêlos terminais (pêlos grossos associados à presença de testosterona no corpo) excepto pêlos brancos. Nenhum laser consegue tratar cabelos brancos de momento e, como tal, eletrólise é a única alternativa nesses casos. Clientes ruivxs terão que ser submetidos a análises para comparar a quantidade de pigmentos capilares castanhos versus castanhos no seu cabelo para saberem se o tratamento será bem sucedido ou não. Avisamos pessoas ruivas de que provavelmente irão precisar de mais tratamentos que pessoas de cabelo de outra cor. Em alguns casos, tanto laser como eletrólise irão ser necessários, por exemplo se você tiver cabelos escuros e brancos. O seu especialista de depilação irá dar conselhos sobre o melhor procedimento.

No que toca a escolher uma pessoa para fazer a sua depilação, nós recomendamos que você escolha alguém que seja altamente credenciadx e que tenha bons testemunhos de clientes no passado.

As melhores máquinas a laser terão sido aprovadas por comissões de saúde para funcionar em pele morena e com qualquer medicação que você esteja a tomar. Você deve submeter-se a uma consulta e a um teste numa área pequena antes de começar o seu tratamento. Durante esta consulta, todos os medicamentos que esteja a tomar e doenças que você tenha serão registados e analisados para confirmar compatibilidade com o tratamento.

Você deve ter em conta que depilação a laser boa é cara. Nós recomendamos começar com áreas prioritárias primeiro (normalmente a face e os genitais) e depois avançar para as áreas que você quiser. Em alguns casos especialmente se você estiver a tomar hormonas, você pode chegar à conclusão de que o seu pelo corporal é tolerável o suficiente para depilar com uma gilette ou a cera, se o custo for problemático. Se você estiver a financiar as suas próprias sessões a laser, investigue e procure por descontos.

Você não irá poder arrancar os pêlos de forma alguma durante o tratamento ou até 4 semanas antes do seu tratamento, pois o laser necessita de chegar aos folículos dos seus pêlos. Cremes depilatórios *NUNCA* devem ser usados pois contêm lixívia pura, que estraga a pele.

Use protetor solar! Recomendamos usar o mais forte que conseguir encontrar, fator 50, por exemplo. Você precisa de evitar ficar morenx antes da sessão de laser. Isto é especialmente importante em países de língua portuguesa, porque tendem a ter muitos dias de sol.

Use sun lotion! The strongest you can find, e.g. SPF 50. You need to avoid even the slightest tan before laser. If you're planning a trip to Barbados, forget it. Do it next year.

Pouco antes de ir a uma sessão de depilação a laser, você deve:

  • Fazer a barba ou rapar a parte do corpo que vai ser depilada nessa sessão o mais rente à pele possível, para que você tenha o máximo de suavidade para a superfície da sua pele, para que o laser seja mais eficaz a destruir os folículos. Se os seus pêlos estiverem muito acima da superfície da sua pele, estes podem acabar por absorver o laser.
  • Tome os analgésicos mais potentes que conseguir encontrar, na dose mais alta, uma hora antes da sua sessão. Se puder tomar mais do que um tipo de analgésico, faça-o. (evite morfina ou tudo o que for viciante) É possível que depilação a laser possa vir a ser dolorosa. Algumas pessoas toleram dor melhor que outras, dependendo do tipo de pêlos e pele que elas tenham.
  • Peça por analgésicos antes de a pessoa que lhe esteja a fazer o tratamento o comece a fazer.

Depilação a laser pode doer muito enquanto está a ser feita. Você deve tomar analgésicos fortes (não viciantes) antes de cada sessão. Os analgésicos que você deve tomar (1 hora antes da sua sessão. Use-os a todos, se conseguir. Depilação pode doer muito!):

  • 25mg de codeína
  • 1g paracetamol
  • erva/marijuana, se for legal no seu país e for fácil de adquirir (erva é um analgésico forte e não viciante) - fume durante 20 min antes da sua sessão. Também é possivel arranjar erva em vapor. Isto é ilegal no Reino Unido, mas totalmente legal nos Países Baixos, algumas partes dos EUA e em Portugal (e basicamente legal/a lei não é aplicada no Canadá). O objetivo é ficar "mocadx", mas ainda ter a capacidade de chegar à clínica.

(NOTE: not confirmed): ibuprofen (in USA, the brand name is Advil) can cause the skin to become more photosensitive, according to 1 person that we've spoken to. You should assume that this is true, and not take ibuprofen.

Você deve também usar o analgésico que se segue, 60 minutos antes da sua sessão: qualquer creme contendo 5% de lidocaína ou menos. Por exemplo gel "EMLA" contém uma dose potente de lidocaína. Espalhe o creme nos locais onde você vai receber o tratamento, por exemplo a sua cara. Vai ficar sem sensação nessas áreas durante algum tempo. Use um plástico fino e transparente (por exemplo plástico para embrulhar comida) e aplique-o sobre as áreas do seu corpo em que você vai aplicar o creme, para deixar o creme ficar húmido e para que a sua pele possa continuar a absorver sem que o creme seque

Durante a sessão:

  • Cerre os seus dentes, feche os punhos (talvez ajude agarrar algo) e cruze as suas pernas.
  • Tente focar-se em algo agradável na sua mente, para levar a sua mente para longe da dor que poderá sentir. Tente não se focar em nenhuma dor momentânea. A sessão acabará num piscar de olhos. Foque-se no que planeia fazer mais tarde.
  • Experimente contar na sua mente de 1 a 9000.

Depois da sessão:

  • Não faça a barba/rape a área que foi tratada. Não use maquilhagem ou sabão/gel de banho etc até 24 horas após o tratamento.
  • *Há* alguns tipos de geles que podem ser espalhados na sua cara para acalmar a dor que você sentir após o tratamento, para arrefecer um pouco a sua pele. Peça na clínica se não o tiver consigo. Por exemplo, gel esfoliante (qualquer coisa que abra os seus poros cutâneos irá arrefecer a sua pele)

Note que a sua dor irá ser menor em cada sessão. As primeiras sessões são mais dolorosas, porque há mais pêlos para remover. Se você sentir dor, interprete isso como algo bom, pois o tratamento está a funcionar!

Alguns tipos de medicação enfraquecem a pele e fazem com que depilação a laser seja perigosa, daí a clínica ter que lhe perguntar que medicação você está a tomar para avaliar o perigo.

Depilação a laser pelo SNS (Reino Unido)

Se você está a usar ma clínica de identidade de género pelo SNS, esta pode aprovar depilação no SNS. Pergunte junto da sua clínica para saber mais.

Planos: adicionar mais países que oferecem depilação a laser gratuita nesta secção, pois é cara e não contemplada no SNS ou seguro de saúde na maior parte dos países.