employment.pt.md 1.9 KB

% Emprego

Normalmente, é melhor verificar se é seguro arranjar emprego primeiro. Verifique as regras e atitudes da pessoa que está a oferecer o emprego. É ilegal (no Reino Unido, Portugal e a maior parte dos países europeus) alguém discriminar empregadxs pela sua identidade de género ou expressão de género, mas esta ainda acontece.

Este é um tópico delicado. Se você depende demasiado no seu trabalho e o efeito de o perder seria catastrófico (por exemplo, não conseguir arranjar outro trabalho facilmente) então você deve ter muito mais cuidado.

Uma das estratégias mais comuns é ir aos poucos primeiro. Isto pode envolver mudanças subtis na sua aparência, ou discutir tópicos relacionados com género subtilmente com colegas de trabalho ou com chefes da empresa para ver como estxs reagem. No final de contas, cabe a si decidir fazê-lo e como o fazer.

Se você está no Reino Unido, xs empregadorxs neste país são obrigados a seguir leis de anti-discriminação, mais especificamente o Equalities Act 2010. Esta página tem informação útil sobre o assunto e contém diretrizes que qualquer pessoas tem o dever de seguir. Pode ser benéfico mostrar este documento no seu local de trabalho, depois de você se assumir: https://www.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/503663/Workplace_Guide_CSEP_revised_Final_V1_.pdf

Nós não nos sentimos à vontade para oferecer conselhos específicos, porque todas as situações são diferentes.

Checklist for coming out at the workplace

Esta página tem informação útil: http://www.tgender.net/taw/tggl/checklist.html

Esta página contém um lista de consequências reais que podem resultar de se assumir como trans no seu emprego (dependendo de como o seu seu local de trabalho for) http://www.hrc.org/resources/coming-out-in-the-workplace-as-transgender